DICAS ECOLÓGICAS CONTRA MORCEGOS E PÁSSAROS NO TELHADO

DICAS ECOLÓGICAS CONTRA MORCEGOS E PÁSSAROS NO TELHADO:

 

Realmente a presença de morcegos nas residências é um problema a ser considerado. Além do mau cheiro de urina e fezes outros problemas podem aparecer. No acúmulo de fezes podem desenvolver fungos prejudiciais a saúde das pessoas. (Histoplasmosis capsulatum - fungo causador da Histoplasmolise).

 

 

Estas fezes e urina também corroem os Tubos em cobre de Água Quente do Telhado!

 

 

Existem espécies frugívoras, que se alimentam de frutas, espécies insetívoras, que se alimentam de insetos e as espécies hematófagas, que se alimentam de sangue. Muitas vezes estes morcegos hematófagos são portadores do vírus da raiva e transmitem a doença para os animais os quais sugam o sangue. As espécies frugívoras e insetívoras são muito importantes para o meio ambiente, pois realizam a polinização de diversas espécies de plantas e controlam a população de insetos.

 

 

É importante que você saiba que existe uma lei que protege os animais silvestres (como os morcegos). Desta forma, não é permitido matá-los. É um crime inafiançável. Somente órgãos competentes podem matar morcegos, mesmo assim, somente os hematófagos.

 

 

Bem, para você contornar seu problema, sugiro três alternativas:

 

 

1-Troque algumas telhas do seu telhado por telhas de vidro, para permitir a entrada de luz dentro do forro. Os morcegos se escondem ali para fugir da luz do sol. Assim, você eliminaria o abrigo que atualmente é adequado para servir de esconderijo.

 

 

2- Para afugentar os que estão atualmente, jogue bolas de naftalina (aproximadamente 1 quilo para cada 50 metros quadrados de área). O cheiro da naftalina é insuportável para os morcegos. Ou utilizar uma estopa umidecida com Formol

 

 

3- Procure localizar por onde os morcegos entram no forro e vede completamente estas entradas. A colocação de PASSARINHEIRAS ou MORCEGUEIRAS, soluciona com 100% de resultados!

 

 

Caso tenha algum morcego morto dentro do forro, utilize uma luva grossa para retirá-lo. Jamais pegue-o com as mãos desprotegidas.

 

 

Depois de afugentar os morcegos, você precisará tratar o local com um inseticida para matar os ácaros que os morcegos podem ter deixado lá. Retire as fezes, umedecendo-as antes. Isto é importante para que os esporos de fungos que eventualmente estiverem presentes nas fezes, não fiquem em suspensão no ar e você os aspire. Utilize botas, luvas grossas e máscara contra gases.

 

 

Os repelentes eletrônicos podem no primeiro momento causar uma certa estranheza aos roedores e morcegos, que é superada com muita brevidade, fazendo com que os mesmos se acostumem com o som e continuem no ambiente.